Sala de Estimulação Multissensorial

Foto de Raimundo Santiago

Raimundo Santiago

A Sala de Estimulação Multissensorial foi a primeira do Nordeste projetada, projetada e construída na APAE Recife/PE, com a aplicação dos princípios sensoriais da luz associada à cor, tendo como objetivo principal a estimulação da percepção visual. Para isso, o espaço oferece 12 cenários luminosos (fluxo luminoso, IRC, temperatura de cor, distintos, adaptáveis ​​às demandas do programa terapêutico voltado para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Nesse contexto, os efeitos combinados da luz e da cor desempenham um papel essencial na percepção tridimensional, influenciando a interpretação de forma, profundidade, volume e textura. Além disso, a interação entre luz e sombra potencializa a percepção de saliência e reentrância dos objetos iluminados, enriquecendo a experiência sensorial e favorecendo a regulação comportamental.
Segundo Gibson e Pick (2003), o ambiente fornece informações estruturadas por superfícies, limites, eventos, objetos e layout espacial, funcionando como matrizes ambientais de energia que orientam a percepção. Dessa forma, o projeto de arquitetura sensorial deve ser compreendido como um campo interdisciplinar que visa desenvolver espaços capazes de promover a inclusão sensorial e estimular um conjunto integrado de sensações e emoções, conectando o usuário ao ambiente e ao mundo externo de maneira significativa.

Vamos trabalhar juntos?

Deixe-nos uma mensagem:

E-mail

Sinta-se a vontade para entrar em contato, estamos ansiosos para te atender!

Whatsapp

Se preferir, também temos atendimento via Whatsapp. Clique no botão abaixo!

plugins premium WordPress