A Sala de Estimulação Multissensorial foi a primeira do Nordeste projetada, projetada e construída na APAE Recife/PE, com a aplicação dos princípios sensoriais da luz associada à cor, tendo como objetivo principal a estimulação da percepção visual. Para isso, o espaço oferece 12 cenários luminosos (fluxo luminoso, IRC, temperatura de cor, distintos, adaptáveis às demandas do programa terapêutico voltado para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Nesse contexto, os efeitos combinados da luz e da cor desempenham um papel essencial na percepção tridimensional, influenciando a interpretação de forma, profundidade, volume e textura. Além disso, a interação entre luz e sombra potencializa a percepção de saliência e reentrância dos objetos iluminados, enriquecendo a experiência sensorial e favorecendo a regulação comportamental.
Segundo Gibson e Pick (2003), o ambiente fornece informações estruturadas por superfícies, limites, eventos, objetos e layout espacial, funcionando como matrizes ambientais de energia que orientam a percepção. Dessa forma, o projeto de arquitetura sensorial deve ser compreendido como um campo interdisciplinar que visa desenvolver espaços capazes de promover a inclusão sensorial e estimular um conjunto integrado de sensações e emoções, conectando o usuário ao ambiente e ao mundo externo de maneira significativa.
Se preferir, também temos atendimento via Whatsapp. Clique no botão abaixo!
Universo das Sensações e Emoções Sensoriais © Todos os Direitos Reservados – 2025